CONSIDERAÇÕES GERAIS SOBRE A UTILIZAÇÃO DE GRAVADORES DE ÁUDIO

 

 

                

 
 

Os gravadores de áudio são equipamentos que, normalmente, têm sua utilização amplamente dominada pelas pessoas, independente do ramo em que atuam. E este domínio é mais acentuado ainda pelo pessoal que atua nas áreas de investigações, inteligência e atividades afins. São também, geralmente, os primeiros equipamentos a compor o acervo tecnológico das agências de investigações, sejam elas públicas ou privadas.

Isto tudo faz com que haja muito pouco para se falar sobre estes dispositivos. Mesmo assim, ainda há o que se dizer. Basicamente, como já deve ser de conhecimento do leitor, os gravadores, quanto ao tipo, podem ser analógicos ou digitais. Os analógicos por sua vez podem utilizar-se de fita K7 comum, ou mini fita K7, ou micro cassete, como preferir. Os gravadores digitais, por sua vez, são fornecidos acompanhados de CD de instalação com software próprio e cabos para conexão ao PC. Tanto os analógicos como os digitais podem vir acompanhados de fone de ouvidos, adaptadores para gravações telefônicas, odômetro (contador de voltas da fita) e baterias. Controle remoto fornecido no conjunto, só para alguns modelos de gravadores digitais.

Quanto à aplicação, os gravadores podem ser ambientes ou telefônicos. Em muitos casos os gravadores ambientes também realizam gravações telefônicas, bastando apenas plugar um simples conector telefônico na sua entrada de áudio. Mas nem todo equipamento aceita este recurso. Consulte seu revendedor antes de adquirir seu gravador.

Existem atualmente, gravadores analógicos para até 12 horas de gravações contínuas no caso dos analógicos, ou até mais de 280 horas, no caso dos digitais. É importante salientar, entretanto, que estes equipamentos, geralmente têm “capacidade de armazenamento” para até 12 ou 280 horas. Mas efetivamente não gravam tanto tempo continuamente, pois estão limitados à autonomia das baterias. Autonomia esta que costuma ser inferior a 24 horas contínuas. Para se contornar esta limitação imposta pela questão da alimentação, ou o gravador deve ser instalado de maneira parasita na linha telefônica (nem todo gravador permite este tipo de ligação), ou baterias auxiliares deverão ser providenciadas.

Como se pode perceber, há uma ampla gama de opções disponíveis no mercado atualmente. E muitas destas opções envolvem ainda o tipo de disfarces em que os mesmos são dissimulados, sendo que os disfarces mais comuns são em canetas. Alguns modelos mais antigos possuem ainda um engenhoso modo de acionamento: são acionados por caneta. Isto mesmo, acionamento por caneta. Trata-se de uma adaptação encontrada, geralmente nos gravadores analógicos, onde há um suporte para fixação de uma caneta na forma de um tubo. Dentro deste tubo há um pequeno interruptor, que é pressionado pela caneta quando esta encontra-se guardada neste suporte (tubo). E enquanto o interruptor está pressionado, o gravador fica em pausa. Quando a caneta é retirada deste tubo (suporte) o interruptor é aliviado e tem início assim a gravação.

 

A maioria dos gravadores modernos, sejam eles analógicos ou digitais, apresentam ainda um modo de acionamento inteligente, chamado de Acionamento por Vox, ou Voz. Quando o gravador é posto neste modo de acionamento por Vox (Voz), ele fica em pausa até que um ruído seja captado. E apenas quando algum ruído é captado é que o equipamento começa a gravar. E quando o gravador detecta períodos de silêncio médio em torno de três segundos, interrompe a gravação.

Geralmente os gravadores que possuem este acionamento por Vox é que permitem a realização de gravações telefônicas. Muito embora, nem todos os equipamentos com este recurso conseguem realizar gravações telefônicas. Uma outra útil aplicação para gravadores com este tipo de acionamento é utiliza-los em conjunto com transmissores RF. Basta conectar o gravador acionado por Vox ao receptor. Se o transmissor não estiver transmitindo áudio nenhum, o gravador fica parado. Mas quando algum ruído é transmitido, tem-se início a gravação. Este recurso é especialmente útil para gerar um consumo racional das fitas (modelos analógicos) ou discos rígidos (modelos digitais) dos gravadores.

No caso de emprego destes equipamentos para gravações ambientes, sejam eles analógicos ou digitais, é comum a ocorrência de um problema, só identificado após o encerramento das gravações, ao se reproduzir o áudio gravado. Estamos falando sobre a necessidade de eliminação de ruídos no áudio gravado. Como o usuário mais experiente já deve saber, isto é um problema relativamente frequente nas gravações dissimuladas.

Tanto que por causa disto, muitas vezes o investigador recorre aos serviços de depuração e tratamento de áudio para melhorar a qualidade do material gravador, eliminando-se ruídos indesejáveis e chiados de maneira geral. E para evitar este tipo de problema tão comum, seguem algumas dicas:

 

UMA BREVE CITAÇÃO AOS SERVIÇOS DE DEPURAÇÃO DE ÁUDIO

Para quem realizou uma gravação e obteve um áudio de baixa qualidade, há sempre a possibilidade de se recorrer aos serviços especializados de equalização ou depuração de áudio. Este tipo de serviço pode ser prestado por laboratórios de fonética ou por empresas produtoras de vídeo, que, geralmente contam com bons equipamentos nas suas ilhas de edição. Uma outra opção, mais em conta e indicada para aquelas situações onde o áudio gravado não ficou de todo ruim, é recorrer aos softwares para este fim disponíveis na internet. Nem sempre os resultados da depuração ficam bons, mas a melhoria da qualidade do áudio é sempre possível utilizando-se estes recursos.

Uma curiosidade: você já parou pra pensar porque as vozes ao telefone possuem uma ligeira diferença em relação à voz real do interlocutor? Isto acontece porquê as frequências da voz transmitidas pelos telefones sofrem cortes nos picos e nos vales das ondas, sendo transportadas, porém, a maior parte destas ondas.

 

Ondas da voz:

 

Ondas da voz ao

telefone, eliminado-se

os picos e os vales.

 

Uma vez que os sinais de áudio são digitalizados e submetidos à depuração, o primeiro passo é eliminar os pontos máximos (picos) e os pontos mínimos (vales) da ondas sonoras, a fim de eliminar os ruídos graves e agudos, respectivamente.

Os serviços de depuração de áudio normalmente são empregados para a eliminação de ruídos indesejáveis (chiados e ruídos de fricção do microfone), ou para a supressão de ruídos que se sobrepõem à voz dos interlocutores alvos das gravações. Sendo assim, é possível eliminar ruídos de fundo indesejáveis, tais como apitos de trens, latidos de cachorros e coisas do tipo.

 

 

ANTES:
Onda padrão
com ruídos
(não filtrada)

 

DEPOIS:
Onda padrão
sem ruídos
(filtrada)

 

Uma outra possibilidade apresentada por este tipo de serviços, é aumentar o nível (volume) da conversa alvo da gravação. Ao invés de suprimir ruídos, pode-se por exemplo, aumentar o volume das vozes dos interlocutores.

Mas alguns destes recursos, só são possíveis de serem obtidos com resultados realmente satisfatórios se forem empregados equipamentos profissionais. Não vamos entrar aqui no mérito de quais seriam estes equipamentos, pois seu emprego e utilização demandariam uma bagagem prévia de conhecimentos, cujo conteúdo poderia facilmente ocupar um livro inteiro, que tivesse a fonética forense como tema.