Emissor de ruído acústico

Um emissor de ruído acústico, ou de sinal branco, é uma tecnologia para emprego na proteção de ambientes sensíveis contra a atuação equipamentos de escuta remotas. Imagine que a corporação onde você trabalha conta com um ambiente onde conversações sensíveis de alto valor estratégico são travadas. Muito provavelmente, o pessoal da inteligência corporativa realiza varreduras eletrônicas periodicamente neste ambiente, a procura de eventuais dispositivos de espionagem (bugs) ocultos.

Acontece, porém, que existe uma categoria de equipamentos de escuta que não são detectáveis durante a varredura. Estes são chamados de escutas remotas. Podemos classificar como sendo escutas remotas, aqueles equipamentos empregados na captação de um áudio ambiente, sem que haja, contudo, a necessidade de instalá-lo, previamente, dentro do ambiente a ser monitorado, tal como deve ser feito com um gravador ou com um transmissor RF.

Como se pode perceber da descrição acima, escutas remotas são dispositivos de alto poder ofensivo, tendo em vista que o agressor nunca precisa ter tido acesso ao ambiente alvo para se copiar o áudio produzido lá dentro. Como consequência, estes equipamentos não são comumente detectáveis durante a execução de varreduras.

Os equipamentos de escutas remotas, de acordo com suas características, podem ser divididos em Microfones Direcionais, Microfones Parabólicos, Estetoscópios Eletrônicos, Amplificadores de Audição e Escutas Lasers. Cada um deles contando com aplicações, vantagens e limitações próprias. Muito embora as escutas remotas incorporem um alto poder ofensivo, existem algumas tecnologias e alguns procedimentos que podem ser adotados para tentar diminuir, e mesmo neutralizar, a ação deste tipo de tecnologias.

E é justamente neste ponto que voltamos a falar dos emissores de ruído acústico. Este tipo de tecnologia, ao ser ligada, emite uma onda conhecida como ruído acústico, ou sinal branco. Este onda atua como escudo perimetral uma vez que atua na exata frequência da voz cobrindo por completo as conversações ambientes com sons infiltráveis.

Em outras palavras, o gerador de ruído acústico gera um som, audível, em níveis próximos ao ruído gerado por um aparelho de ar condicionado. É como se, durante a conversação sensível que deseja-se proteger, você simplesmente ligasse um rádio para que o eventual agressor, ao captar o áudio da conversa, tivesse dificuldades para entender o que está sendo falado justamente por causa da sobreposição do áudio do rádio sobre as falas. Neste caso, o agressor, utilizando um aplicativo com a função de filtro de ruídos, iria conseguir separar as duas frequências sobrepostas. Como resultado desta filtragem, ele teria então acesso a um áudio claro e inteligível da conversação travada.

E é justamente aqui, novamente, que retomamos ao ponto de onde paramos quando falávamos do emissor de ruído acústico, pois, ao contrário do ruído do rádio do exemplo anterior, o ruído acústico (ou sinal branco) não é filtrável, uma vez que ele é gerado na exata frequência da voz humana, havendo portanto uma sobreposição de áudios.

Por este motivo, geradores de ruído acústico são utilizados para o isolamento eletromagnético de ambientes sensíveis, como salas de reuniões, contra equipamentos normalmente não detectáveis através de serviços de varreduras eletrônicas.

Agora que nós já entendemos como funciona esta tecnologia, falta o entendimento de como as versões deste equipamento se apresentam. Quanto à portabilidade, existem dois tipos: os geradores portáteis e os de uso estacionário.

Geradores de ruído acústico portáteis são posicionados dentro do ambiente alvo do monitoramento, próximo ao interlocutores, e emitem o sinal branco diretamente no ambiente. Isso gera um incômodo, pois dificulta a audição obrigando os interlocutores a aumentarem o volume da voz. Sua vantagem é que podem ser transportados com facilidade para diferentes locais.

Geradores de ruído acústico estacionário emitem o sinal branco no perímetro do ambiente, através da instalação e fixação prévia dos acessórios que compõem o conjunto. As medidas de referência são: um terminal gerador de sinal branco para cada 3 metros de raio de parede de alvenaria; um terminal para cada folha de vidro de janela, e; um terminal gerador para cada porta (independente do material). Por este motivo, a versão estacionária emite o som no perímetro do ambiente, e não diretamente no ambiente. Desta forma não há necessidade dos interlocutores a aumentar o volume da voz. A desvantagem desta versão é que são bem mais caros que os modelos portáteis e requerem um projeto de instalação.