TRANSMISSORES AMBIENTES E AS BANDAS VLF, VHF e UHF

  

Os micro transmissores, ou escutas ambientes como também são chamados, são equipamentos para transmissão de sinais de áudio, por rádio freqüências, geralmente operando nas bandas VHF ou UHF. Mais raramente também são encontrados equipamentos que transmitem o sinal em VLF (maior segurança do sinal, porém com menor alcance), ou Infra Vermelho (segurança muito maior, alcance muito menor). Estas informações são genéricas e referem-se aos equipamentos produzidos em escala comercial, que podem ser encontrados junto ao fornecedor de sua preferência.

Analisemos agora as bandas de transmissões empregadas pelos equipamentos produzidos em escala comercial, a saber: VLF, VHF, UHF e Infra Vermelho. Cada uma destas bandas apresenta vantagens e desvantagens para o uso de transmissores, que devem ser analisadas e consideradas de acordo com cada tipo de operação onde estes equipamentos serão empregados.

 

BANDA VLF

A banda VLF, a mais baixa delas (3 KHz a 30 MHz), apresenta como principal vantagem a característica de segurança do sinal. Mas porquê o sinal que trafega na banda VHF seria seguro?

Primeiro porquê esta banda apresenta menor tráfego de sinal quando comparamos com as bandas VHF e UHF. Segundo, porquê, em decorrência do motivo anterior, apenas uma pequena parcela dos equipamentos de interceptação de sinais RF rastreia esta banda. Logo, o sinal VLF, é menos passível de interceptação, e por conseqüência torna-se mais seguro. Entretanto, esta banda apresenta equipamentos transmissores com baixo alcance do sinal.

Tal fato decore das características verificadas nas ondas que viajam nesta banda do espectro. As ondas mais baixas (como é o caso do VLF) são justamente aquelas que viajam mais longe. Hum... Meio contraditório não? Como as ondas que viajam mais longe podem ser aquelas que apresentam menor alcance? Isto acontece porquê as ondas de VLF, de fato percorrem maiores distâncias que as ondas VHF ou UHF, mas para isto, é imperativo que os equipamentos transmissores recebam uma forte injeção na potência de saída do sinal. E maior potência de saída no equipamento transmissor traduz-se em maiores dimensões. Desta forma, é praticamente impossível de se obter em um equipamento de baixas dimensões (como é o caso dos transmissores) e potência alta de saída. Transmissores precisam ser compactos, e por extensão apresentam baixa potência de saída (geralmente inferior a 2 Watts). Por este motivo, transmissores VHF possuem baixo alcance do sinal, geralmente inferior a 50 metros.

 

BANDA VHF

Equipamentos transmissores que operam na banda VHF (30 MHz a 300 MHz) são encontrados em profusão mercado. Analisando os aspectos de segurança e alcance do sinal, descobrimos logo que reúnem características que fazem deles equipamentos de boa performance técnica, e por extensão são tão comuns. No que tange à segurança do sinal, oferecem um nível médio, ou baixo, dependendo da faixa utilizada.

Transmissores VHF que operam na faixa de 87 MHz a 108 MHz apresentam uma segurança muito vulnerável dos sinais transmitidos, principalmente se estes forem modulados por freqüências (FM). Pois é justamente nesta faixa que ocorrem as transmissões das emissoras comerciais das rádios FM. Embora os transmissores VHF / FM que operem entre 87 MHz e 108 MHz sejam extremamente baratos, recomendo que nunca sejam empregados em operações de campo. Transmissores com estas características são totalmente amadores e devem ser utilizados apenas para entreter leigos ou para propósitos domésticos. Sem contar que, geralmente, apresentam um baixo alcance do sinal.

Já aqueles transmissores VHF que operam fora da faixa das emissoras comerciais, apresentam uma boa utilidade profissional. Geralmente oferecem um alcance satisfatório do sinal (50 a 200 metros), e possuem relativa segurança. Lembre-se entretanto que existem muitos dispositivos de escaneamento de RF que operam nas bandas VHF e UHF.

 

BANDA UHF

Os transmissores UHF (300 MHz a 3 GHz) são aqueles que apresentam, na média, o melhor alcance do sinal (100 a 800 metros) e oferecer, tal como acontece no VHF, uma relativa segurança do sinal transmitido. Geralmente transmitem os sinais abaixo dos 900 MHz. Mais uma vez, não podemos esquecer que o UHF, assim como o VLF, está exposto à ação dos equipamentos de escanemaneto de RF, o que pode por em risco a segurança do sinal transmitido.

 

REGIÃO DO INFRA VERMELHO

A transmissão de áudio por transmissores de infra vermelho, ou IR (do inglês Infra Red) (300 GHz a 430 THz) deve ser utilizada nos casos em que a segurança do sinal deva ser a maior possível. Tendo em vista que praticamente inexistem equipamentos comumente utilizados para a transmissão de áudio nesta região do espectro, somado ao fato de que existem poucos equipamentos que varrem esta região, podemos dizer que a banda de infra vermelho (ou IR), é uma das que apresenta maior segurança quando analisamos o aspecto da segurança do sinal.

Contudo, o alcance dos sinais que transmitem nesta banda deve ser levado em consideração, pois são de baixo alcance (geralmente, inferior a 20 metros). Mas neste caso, assim como nas bandas VLF, VHF e UHF, há sempre a possibilidade de se empregar uma repetidora para aumentar o alcance do sinal do transmitido.

Seja qual for a freqüência escolhida para o transmissor operar, é importante checar no local alvo da operação, se a freqüência definida não irá coincidir com outras eventualmente em uso por equipamentos comumente encontrados em ambientes comerciais ou domésticos (telefones celulares, câmeras sem fios de circuitos fechados de televisão, rádios comunicadores utilizados por prestadores de serviços e etc). Afinal, poderia acarretar sérios prejuízos para a operação, o fato do sinal transmitido pelo seu dispositivo ser acidentalmente interceptado por um aparelho de telefone sem fios utilizado por alguém das redondezas. Pior ainda, se este alguém vier a ser justamente o alvo da transmissão.

Não podemos nos esquecer, entretanto, que detetives, investigadores e espiões mais sofisticados confeccionam seus próprios equipamentos, a fim de esquivarem-se de uma padronização que possa denunciar seus equipamentos junto àqueles que atuam nesta área. Desta forma, sabemos que é possível encontrar equipamentos que transmitem o sinal fora das regiões mais comuns do espectro eletromagnético para a transmissão de áudio.

 

BANDA / REGIÃO     SIGNIFICADO                                   FAIXA DE FREQUÊNCIA

ELF              Extremely Low Frequency                      0 KHz - 3 Khz

VLF              Very Low Frequencies                           3 KHz – 30 KHz

LF                Low Frequencies                                  30 KHz – 300 KHz

MF               Medium Frequencies                             300 KHz – 3 MHz

HF               High Frequencies                                  3 MHz – 30 MHz

VHF             Very High Frequencies                           30 MHz – 300 MHz

UHF             Ultra High Frequencies                           300 MHz – 3 GHz

SHF              Super High Frequencies                         3 GHz – 30 GHz

        EHF              Extremely High Frequencies                   30 GHz – 300 GHz